|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Gado de Leite; Embrapa Hortaliças; Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
30/05/2022 |
Data da última atualização: |
16/08/2022 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
SIQUEIRA, K. B.; CARVALHO, H. M. G.; NASCIMENTO, W. M.; SCHETTINO, J. P. J.; OLIVEIRA, T. S. de C. |
Afiliação: |
KENNYA BEATRIZ SIQUEIRA, CNPGL; HENRIQUE MARTINS GIANVECCHIO CARVAL, CNPH; WARLEY MARCOS NASCIMENTO, CNPH; JOÃO PEDRO JUNQUEIRA SCHETTINO, Graduando, Universidade Federal de São João del-Rei; THERYS SENNA DE CASTRO OLIVEIRA, Graduanda, Universidade Federal de Viçosa. |
Título: |
Relação entre os fatores de decisão e renda para a compra de hortaliças no início da pandemia no Brasil. |
Ano de publicação: |
2022 |
Fonte/Imprenta: |
Cadernos de Ciência & Tecnologia, v. 39, n. 1, e26936, 2022. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
RESUMO - O consumo de hortaliças é essencial para a qualidade de vida da população, especialmente em um período de crise sanitária provocada pelo novo coronavírus. Assim, este estudo objetivou analisar o impacto inicial da pandemia nos hábitos de consumo de hortaliças no Brasil, avaliando a relação da renda mensal com os principais fatores que nortearam os consumidores na hora da compra de olerícolas no Brasil. Para isso, no início da pandemia, foi aplicado um questionário por meio de Formulários Google®, difundido online por meio de aplicativos e redes sociais no formato de pesquisa de opinião. A análise estatística foi feita utilizando-se o teste qui-quadrado de modo a verificar a associação da renda com os fatores de tomada de decisão no consumo de hortaliças no Brasil. Os resultados indicaram que a renda molda o comportamento do consumidor e exerce impactos diferentes para determinadas olerícolas. Além disso, a qualidade se destacou como um fator mais importante do que os benefícios nutricionais na hora da compra de hortaliças, mesmo durante a pandemia de Covid-19 no Brasil. ABSTRACT - The consumption of vegetables is essential for the population?s quality of life, especially in a period of sanitary crisis caused by the new coronavirus. Thus, this study aimed to analyze the initial impact of the pandemic on vegetable consumption habits in Brazil, evaluating the relationship between monthly income and the main factors that guided consumers when purchasing vegetables in Brazil. With this purpose, at the beginning of the pandemic, a questionnaire was applied through Google® Forms, which was disseminated online through applications and social networks in the form of an opinion poll. Statistical analysis was performed using the chi-square test in order to verify the association of income with decision-making factors in the consumption of vegetables in Brazil. The results indicated that income shapes consumer behavior and exerts different impacts for certain vegetable crops. In addition, quality stood out as a more important factor than nutritional benefits when consumers were purchasing vegetables, even during the Covid-19 pandemic in Brazil. MenosRESUMO - O consumo de hortaliças é essencial para a qualidade de vida da população, especialmente em um período de crise sanitária provocada pelo novo coronavírus. Assim, este estudo objetivou analisar o impacto inicial da pandemia nos hábitos de consumo de hortaliças no Brasil, avaliando a relação da renda mensal com os principais fatores que nortearam os consumidores na hora da compra de olerícolas no Brasil. Para isso, no início da pandemia, foi aplicado um questionário por meio de Formulários Google®, difundido online por meio de aplicativos e redes sociais no formato de pesquisa de opinião. A análise estatística foi feita utilizando-se o teste qui-quadrado de modo a verificar a associação da renda com os fatores de tomada de decisão no consumo de hortaliças no Brasil. Os resultados indicaram que a renda molda o comportamento do consumidor e exerce impactos diferentes para determinadas olerícolas. Além disso, a qualidade se destacou como um fator mais importante do que os benefícios nutricionais na hora da compra de hortaliças, mesmo durante a pandemia de Covid-19 no Brasil. ABSTRACT - The consumption of vegetables is essential for the population?s quality of life, especially in a period of sanitary crisis caused by the new coronavirus. Thus, this study aimed to analyze the initial impact of the pandemic on vegetable consumption habits in Brazil, evaluating the relationship between monthly income and the main factors that guided consumers when purchasing vegetables in Br... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Coronavírus; Decisão de compra; Pandemia; Purchase decision. |
Thesagro: |
Consumo; Hortaliça; Olericultura. |
Thesaurus Nal: |
Decision making; Vegetable crops. |
Categoria do assunto: |
F Plantas e Produtos de Origem Vegetal |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1143537/1/Relacao-entre-fatores-de-decisao-e-renda-para-compra-hortalicas.pdf
|
Marc: |
LEADER 03036naa a2200277 a 4500 001 2143537 005 2022-08-16 008 2022 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSIQUEIRA, K. B. 245 $aRelação entre os fatores de decisão e renda para a compra de hortaliças no início da pandemia no Brasil.$h[electronic resource] 260 $c2022 520 $aRESUMO - O consumo de hortaliças é essencial para a qualidade de vida da população, especialmente em um período de crise sanitária provocada pelo novo coronavírus. Assim, este estudo objetivou analisar o impacto inicial da pandemia nos hábitos de consumo de hortaliças no Brasil, avaliando a relação da renda mensal com os principais fatores que nortearam os consumidores na hora da compra de olerícolas no Brasil. Para isso, no início da pandemia, foi aplicado um questionário por meio de Formulários Google®, difundido online por meio de aplicativos e redes sociais no formato de pesquisa de opinião. A análise estatística foi feita utilizando-se o teste qui-quadrado de modo a verificar a associação da renda com os fatores de tomada de decisão no consumo de hortaliças no Brasil. Os resultados indicaram que a renda molda o comportamento do consumidor e exerce impactos diferentes para determinadas olerícolas. Além disso, a qualidade se destacou como um fator mais importante do que os benefícios nutricionais na hora da compra de hortaliças, mesmo durante a pandemia de Covid-19 no Brasil. ABSTRACT - The consumption of vegetables is essential for the population?s quality of life, especially in a period of sanitary crisis caused by the new coronavirus. Thus, this study aimed to analyze the initial impact of the pandemic on vegetable consumption habits in Brazil, evaluating the relationship between monthly income and the main factors that guided consumers when purchasing vegetables in Brazil. With this purpose, at the beginning of the pandemic, a questionnaire was applied through Google® Forms, which was disseminated online through applications and social networks in the form of an opinion poll. Statistical analysis was performed using the chi-square test in order to verify the association of income with decision-making factors in the consumption of vegetables in Brazil. The results indicated that income shapes consumer behavior and exerts different impacts for certain vegetable crops. In addition, quality stood out as a more important factor than nutritional benefits when consumers were purchasing vegetables, even during the Covid-19 pandemic in Brazil. 650 $aDecision making 650 $aVegetable crops 650 $aConsumo 650 $aHortaliça 650 $aOlericultura 653 $aCoronavírus 653 $aDecisão de compra 653 $aPandemia 653 $aPurchase decision 700 1 $aCARVALHO, H. M. G. 700 1 $aNASCIMENTO, W. M. 700 1 $aSCHETTINO, J. P. J. 700 1 $aOLIVEIRA, T. S. de C. 773 $tCadernos de Ciência & Tecnologia$gv. 39, n. 1, e26936, 2022.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Gado de Leite (CNPGL) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 459 | |
2. | | OLIVEIRA, M. C. N. de. Biometria. In: EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Soja (Londrina, PR). Resultados de pesquisa de soja 1989/90. Londrina, 1993. p.437-441. (EMBRAPA-CNPSo. Documentos, 58).Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
| |
3. | | OLIVEIRA, M. C. N. de. Biometria. In: EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Soja (Londrina, PR). Resultados de pesquisa de soja - 1990/91.Londrina: EMBRAPA-CNPSo, 1996. v. 2. p.619-622. (EMBRAPA-CNPSo. Documentos, 99).Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
| |
4. | | OLIVEIRA, M. C. N. de. Biometria. In: EMBRAPA SOJA. Resultados de pesquisa de soja 1991/92. Londrina, 1999. pt. 2. p. 800-802. (Embrapa Soja. Documentos, 138).Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
| |
5. | | OLIVEIRA, M. C. N. de. Metodos quantitativos. In: EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Soja (Londrina, PR). Resultados de pesquisa de soja 1985/86. Londrina, 1987. p.459-461. (EMBRAPA-CNPSo. Documentos, 20).Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
| |
6. | | OLIVEIRA, M. C. N. de. Metodos quantitativos. In: EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Soja (Londrina, PR). Resultados de pesquisa de soja 1987/88. Londrina, 1988. p.359-367. (EMBRAPA-CNPSo. Documentos, 36).Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
| |
7. | | OLIVEIRA, M. C. N. de. Metodos quantitativos. In: EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Soja (Londrina, PR). Resultados de pesquisa de soja 1988/89. Londrina, 1989. p.367-371. (EMBRAPA-CNPSo. Documentos, 43).Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
| |
8. | | OLIVEIRA, M. C. N. de. A estatística na pesquisa agrícola. In: REUNIÃO DE PESQUISA DE SOJA DA REGIÃO CENTRAL DO BRASIL, 27., 2005, Cornélio Procópio. Ata... Londrina: Embrapa Soja, 2005. p. 134-147. (Embrapa Soja. Documentos, 265). Organizado por Odilon Ferreira Saraiva, Cesar de Castro, Janete Lasso Ortiz, Simone Ery Grosskopf.Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
| |
Registros recuperados : 459 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|